Belletti anuncia aposentadoria 13 dias após ser apresentado no Ceará

28/06/2011 06:00

Helloo, goodbye 

Belletti, contratado no último dia 15 pelo Ceará, treinou três vezes, foi bem exigido fisicamente, chegou a dividir bolas com garotos da base e saiu de campo sem reclamar de dores
FOTO: KIKO SILVA

Clique para Ampliar

Já na Capital cearense, o zagueiro fechou com o Ceará na noite de ontem, durante jantar com o presidente do clube, Evandro Leitão, e com o vice-presidente, Robinson de Castro
FOTO: DIVULGAÇÃO

Mesmo sem comunicar à diretoria do Ceará, Belletti anuncia aposentadoria 13 dias após ser apresentado

Por essa a torcida alvinegra não esperava. Apresentado como reforço do Ceará há treze dias e após apenas três treinos realizados, Belletti, de 35 anos, anunciou sua aposentadoria na tarde de ontem, via Twitter.

O jogador alegou estar sentindo problemas físicos para decidir pelo fim de sua carreira no futebol antes mesmo de entrar em campo pelo Vovô. Após o curto comentário no Twitter, Belletti publicou um carta no seu blog oficial, com mais detalhes sobre sua decisão. "Comunico que estou encerrando hoje minha carreira como jogador de futebol profissional por problemas físicos. Por mais que eu queira seguir, o corpo não permite. O entusiasmo, a força de vontade e a superação não conseguem ser mais fortes do que as dores. Fui vencido pelo próprio corpo. Mais especificamente, pelos tendões de Aquiles. Peço desculpas ao Ceará e seus torcedores por não poder cumprir o contrato", publicou.

A decisão do jogador chegou após uma série de episódios estranhos desde a sua chegada no clube, no dia 15. Após treinar com bola por três dias seguidos entre os reservas, Belletti fez uma repentina viagem ao Rio de Janeiro, no dia 20, alegando problemas particulares.

Antes de pedir para viajar, teve uma obscura conversa com um integrante da comissão técnica, informando sentir dores após os treinamentos. O vice-presidente Robinson de Castro confirmou o diálogo. "Apuramos aqui no clube, que o Belletti teve uma curta conversa com comissão técnica afirmando sentir dores nos tornozelos após um treino, similar a que ele sentiu no Fluminense e que atrapalharam sua passagem lá. Deduzimos que ele, preocupado, teria viajado para fazer exames".

Mesmo alegando retornar até quinta-feira, 24, Belletti, vinha adiando constantemente seu retorno e pediu para se reapresentar apenas no domingo. A diretoria aceitou.

Após contatos sucessivos dos diretores, que esperavam que o jogador se apresentasse na tarde de ontem em Porangabuçu, veio o anúncio de aposentadoria de Belletti via Twitter.

Irritação

O fato de não ter avisado antes o clube irritou a diretoria. "Não fomos informados oficialmente sobre qualquer decisão do Belletti. Esperamos o jogador aqui, já que ele tem contrato conosco. Ninguém melhor do que ele para explicar toda essa situação", declarou o vice-presidente do clube, Robinson de Castro.

O dirigente garantiu que o clube está resguardado quanto ao rompimento de contrato de Belletti, que está registrado como jogador do Ceará até dezembro deste ano. "Ele tem contrato a cumprir. Para rescindir, ele precisa entrar em contato conosco. O esperamos amanhã. Vamos avaliar se exigiremos pagamento de multa ou um acordo. Mas adianto que o Ceará não terá nenhum prejuízo financeiro. O Belletti não recebeu nenhum adiantamento. O que fica é o constrangimento de um jogador que assina contrato, se apresenta e depois diz que não tem condições físicas para jogar".

Resguardo

Indagado sobre a condição física do jogador antes de assinar contrato, Robinson foi claro. "Antes dele assinar, pedimos informações de como ele estava fisicamente. O Belletti fez uma bateria de exames e nada foi diagnosticado, pois estava treinando fisicamente. Se víssemos algum problema, ele não assinaria contrato. Colocamos cláusulas no contrato que protegiam caso ele não rendesse por qualquer problema físico".

Após toda a polêmica, Robinson não deixou de reclamar da postura do jogador. "Ele poderia ser sido mais prudente, ter cuidado disso antes de assinar conosco. Pelo que sei, ele passou a sentir esse incomodo após iniciar os trabalhos no futebol. Mas de qualquer forma, evitaremos que ele assine com outro clube. Ninguém aqui é inocente para deixar que isso aconteça", avisou o dirigente, que espera a chegada de Belletti para discutir a rescisão de contrato.

Com as despesas com o jogador, que ganhava um dos maiores salários do elenco, cerca de R$ 90 mil, a diretoria do Ceará deve investir em um meia, posição que Belletti foi contratado pelo Ceará. "A rescisão dele viabilizará a contratação de um jovem meia. Esta negociação surgiu e seu nome agrada", assegurou o dirigente.

Saiba mais

Discurso

Em sua apresentação no Ceará, no dia 15, Belletti ressaltou que as críticas da torcida alvinegra nas redes sociais por sua contratação o motivariam a vencer a desconfiança. "Andei lendo nas redes sociais a repercussão da minha chegada ao clube e vi que não foi tão positiva. Mas isso me motiva. Minha carreira sempre foi cheia de desafios e chego ao Ceará para vencer mais um"

Atacante

Em busca de um centroavante, o Ceará negocia com dois nomes. O vice-presidente Robinson de Castro informou detalhes. "Com um deles está tudo acertado. Dentro do que posso adiantar, falta apenas a liberação do clube dele. Existem outros clubes interessados, o que complica mais. Mas como fomos os primeiros a tratar com ele, temos a prioridade", lembrou

Arbitragem

O árbitro mineiro Alício Pena Júnior apita o jogo do Ceará contra o Coritiba, pela 7ª rodada da Série A, na quinta-feira, 30, 19h30, no Couto Pereira, em Curitiba. Guilherme Dias Camilo e Helberth Costa Andrade, também mineiros, serão os assistentes

CONTRATADO
Edmílson assina até 12/2011

Na noite de ontem, logo após desembarcar no aeroporto Internacional Pinto Martins, o zagueiro pentacampeão do Mundo Edmílson foi a um restaurante na Capital Cearense onde encontrou o presidente e o vice-presidente do Ceará Sporting Club. O resultado do encontro foi a assinatura do contrato do atleta com o Alvinegro até dezembro deste ano, sendo prorrogável até dezembro de 2012. As informações foram divulgadas pela Rádio O Globo Fortaleza.

José Edmílson Gomes de Moraes, de 34 anos (completa 35 no próximo dia 10 de julho), tem sogros morando em Fortaleza e disse à radio que estava de férias em Fortaleza, no início de junho, quando recebeu o primeiro contato da diretoria do Vovô. "Fui sondado em consequência do interesse do treinador. Quando voltei para o Interior paulista a negociação avançou. Será uma nova fase da minha carreira, com o Ceará motivado do jeito que está, faremos um grande Brasileirão", informou o novo reforço do Ceará.

Defensivo

No Zaragoza, da Espanha, último clube onde atuou, Edmílson atuava como zagueiro central. "Atuo mais na defensiva, também jogo como volante, mas se for a necessidade do Mancini, posso atuar mais adiantado. Conheço o treinador e já conversei com ele", respondeu o atleta após ser questionado se ele poderia substituir o meia Belletti, que anunciou ontem sua aposentadoria, por lesão.

Edmílson disse ainda que tem facilidade de se adaptar onde joga. "Foi assim no Barcelona, no Palmeiras e no Lyon. Assisti a dois jogos do Ceará nesta série A, a derrota para o São Paulo e a vitória diante do Palmeiras. Vi bastante qualidades na equipe e acredito que chegarei para somar ao grupo", enfatizou o atleta.

Na tarde de hoje, ele será apresentado oficialmente em Porangabuçu.

Currículo extenso

O zagueiro acumula passagem por outros sete clubes na carreira, além do Ceará. O jogador de Taquaritinga, interior de São Paulo, iniciou a carreira no XV de Jaú, em 1991.

Foi contratado pelo São Paulo, em 1994 e ficou até 2000, quando seguiu para o Lyon, da França. No clube francês, Edmílson garantiu vaga na Seleção Brasileira. Também jogou pelo Barcelona, Villarreal, Palmeiras e Zaragoza.

VLADIMIR MARQUES
REPÓRTER