Ceará quebra tabu e vence o Palmeiras por 2 a 0
No calor de Fortaleza, o Ceará venceu o Palmeiras por 2 a 0 no estádio Presidente Vargas (PV) e quebrou um tabu de nunca ter vencido o time paulista em campeonatos brasileiros. Os gols foram marcados por Washington e Thiago Humberto ainda no 1º tempo.
1º tempo
Assim como o clima no PV, o jogo começou quente. Logo aos dois minutos, o atacante do Palmeiras, Wellington Paulista, recebeu cruzamento da esquerda e cabeceou firme, exigindo boa defesa do goleiro Fernando Henrique. Mas a resposta para esse lance foi bola nas redes do Verdão.
Washington abre o placar
Quatro minutos depois, o lateral-esquerdo Vicente fez boa jogada jogada e cruzou na área, o volante Michel soltou a bomba, mas a bola foi desviada para escanteio. Na cobrança, Washington subu mais que todo mundo e testou para o gol, aos 6 minutos de jogo.
Mesmo com a vantagem no placar, o Vozão não se intimidou e continuou a atacar, criando boas jogadas de perigo. O Palmeiras só voltou a assustar aos 24 minutos, quando Kléber recebeu lançamento do meio-campo e a zaga alvinegra cochilou, mas Fernando Henrique estava atento para impedir que o atacante chegasse à bola.
Contra-ataque e gol
Após levar um susto, o Ceará respondeu novamente, realizando boas jogadas pela esquerda com Vicente, até então o melhor jogador em campo. Tanto que o técnico do Palmeiras sacou o lateral Cicinho e reforçou com o meia Patrick.
Sem criar lances de perigo, o Verdão viu o Vozão ampliar o placar já nos acréscimos. Boiadeiro cruzou da direita, Vicente subiu para cabecear e a bola sobrou para Thiago Humberto que chegou batendo para o fundo do gol.
2º tempo
Com o placar negativo, o Palmeiras fez mais uma mudança para o 2º tempo, sacou Lincoln e entrou Adriano. A mudança até que surtiu efeito. O Palmeiras passou a ter a posse de bola, mas sem levar perigo ao gol do Ceará.
Já aos 7 minutos da segunda etapa, o Ceará teve seu primeiro lance perigoso após um belo chute de Thiago Humberto que fez com que Marcos se esticasse todo, na sobra Washington recebeu em posição irregular.
Jogo morno
Após os primeiros 15 minutos, o Ceará recuou e viu o Verdão tomar conta do jogo, mas com uma marcação bem postada, não sofria perigo do time paulista. Enquanto isso, o Vozão investia em jogadas de contra-ataque, principalmente com o atacante Osvaldo.
O lance mais perigoso do segundo tempo só aconteceu aos 22 minutos, quando Patrick recebeu na entrada da área, bateu bem e a bola passou raspando a trave de Fernando Henrique.
O domínio do Palmeiras no 2º tempo era tão grande que a posse de bola chegou aos 61% para o time paulista. Mas foi em vão. Michel, João Marcos e Heleno impediam qualquer tentativa do ataque palmeirense.
Último lance
No último lance do jogo, o Ceará ainda teve chance de ampliar, quando Osvaldo recebeu livre, mas acabou carimbando a trave. O árbitro apitou o jogo e a torcida cantou: "sai do 'mei' que a carroça tá sem 'frei'".
FICHA TÉCNICA:
CEARÁ 2 x 0 PALMEIRAS
Estádio: Presidente Vargas, no Ceará (CE).
Data/hora: 26/06/2011, às 16h
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR).
Auxiliares: Gilson Bento Coutinho (PR) e José Amilton Pontarolo (PR).
GOLS: Washington, 7'/1º; Thiago Humberto, 45'/1º
CEARÁ: Fernando Henrique, Boiadeiro (Diego Macedo), Fabricio, Diego Sacoman e Vicente; Michel, João Marcos, Heleno e Thiago Humberto (Iarley); Osvaldo e Washington (Geraldo). Técnico: Vagner Mancini.
PALMEIRAS: Marcos, Cicinho (Patrik), Leandro Amaro, Thiago Heleno e Rivaldo; Chico, Márcio Araújo, Marcos Assunção e Lincoln (Adriano); Wellington Paulista (Vinicius) e Kleber. Técnico: Luiz Felipe Scolari.