De olho na semifinal

11/05/2011 09:28

 

Clique para Ampliar

O atacante Washington, autor do gol da vitória nos minutos finais do primeiro jogo contra o Prudente/SP na fase anterior, deve ser o substituto de Nicácio, que não renovou contrato
FOTO: KID JÚNIOR

Clique para Ampliar

 

Clique para Ampliar

O Flamengo encarou um campo encharcado, porém, a equipe não deixou de realizar as atividades programadas
FOTO: KID JÚNIOR

Empolgado com a conquista do Estadual, Ceará terá apoio de um caldeirão lotado para eliminar o Flamengo

A empolgação da torcida alvinegra, que começou na semana passada no Rio de Janeiro ao ver o Ceará bater o Flamengo por 2 a 1 se prolongou após a conquista do Estadual no último domingo. E para continuar a festa no estádio Presidente Vargas iniciada no domingo e coroar o bom momento da equipe, o Vovô encara hoje às 21h50 o Flamengo, pelas quartas de finais da Copa do Brasil.

A atmosfera da partida estará toda a favor do time alvinegro, que terá o apoio maciço da torcida, que ocupará quase a totalidade dos 15 mil lugares do PV.

E essa torcida, que espera ansiosamente uma vaga nas semifinais do torneio - já alcançada pelo Vovô em 1994 e 2005 - que pode vir até com uma derrota por 1 a 0.

Cautela

Mesmo com a empolgação da torcida e a vantagem construída no primeiro jogo no Engenhão, o discurso no elenco alvinegro é de cautela.

Todos ressalta a boa vantagem alcançada no primeiro jogo, mas respeitam o Flamengo. "Ganhamos o primeiro jogo. Sim. Mas ainda faltam 90 minutos a serem jogados. O confronto está em aberto. O Flamengo é um time de peso, experiente, com grandes jogadores. Mas acreditamos que podemos sair de campo classificados", declarou o meia Geraldo.

Em contrapartida, o atacante Marcelo Nicácio não teve seu vínculo renovado e não foi relacionado para a partida. O técnico Vágner Mancini lamentou a saída do jogador e ainda não definiu seu substituto. "Lamento a perda do nosso artilheiro, mas a saída dele foge da minha alçada. Sobre seu substituto, o Washington tem uma vantagem de iniciar jogando por sua característica. Eu ganho um jogador com presença de área, bom no jogo aéreo. Já com o Osvaldo, ganho em velocidade, mas se entrar com ele, perco a chance de utilizar essa característica dele no decorrer da partida".

Sobre a postura do Ceará em campo Mancini garantiu. "Não podemos jogar atrás. A vantagem é pequena. Jogaremos atacando desde o início".

MODIFICADO
Flamengo pronto para o ´jogo do ano´

Em desvantagem no placar, após a derrota por 2 a 1 para o Ceará, no Engenhão, o Flamengo terá esta noite, no Estádio Presidente Vargas, seu jogo mais importante do ano, até o momento. Uma vez que a Copa do Brasil é considerado um atalho para a Taça Libertadores da América, sonho rubro-negro para a temporada do ano que vem.

O time carioca terá que vencer por dois ou mais gols de diferença para se classificar para a semifinal do torneiro. Com o placar acima de 3 a 2, favorável ao clube da Gávea, basta uma superioridade simples de gols. A vitória por 2 a 1 levará a partida para os pênaltis.

No Centro de Treinamento Esportivo do Nordeste (Ceten), em Itaitinga, e, sem a presença da imprensa, o Rubro-Negro treinou jogadas ensaiadas e, já com os jornalistas presentes, o time realizou, como de costume na véspera dos jogos, o tradicional rachão em campo reduzido e com times mistos.

No fim do dia, os jogadores treinaram cobrança de pênaltis. O goleiro Felipe, destaque nesse fundamento, mostrou-se preparado para uma eventual decisão em penais teve bom aproveitamento, assim como os atletas ofensivos do time carioca.

Mudança

Após o revés para o Ceará, na última quinta-feira, no Engenhão, Vanderlei Luxemburgo fará quatro alterações do time. No ataque, Ronaldinho terá a companhia de Wanderley, que entra no lugar de David.

As laterais também sofreram alterações: recuperado de lesão, Léo Moura volta para a direita e Egídio assume o lugar de Rodrigo Alvim, na esquerda.

Autor do gol rubro-negro, Wanderley comentou sobre a expectativa para o jogo: "Vou procurar fazer gols e mostrar minha disposição, para que todos - jogadores - sejam contagiados e a torcida passe a jogar do nosso lado".

Outro que retorna é o zagueiro David Braz e mostra a preocupação defensiva no Fla: "Vamos com o objetivo de não sofrer gols, será complicado, mas esperamos estar bem na defesa".