Edilmar Norões

24/06/2011 11:22

Clique para Ampliar

Jurandir Santiago

Clique para Ampliar

Eliane Novais

Lideranças articuladas

Com o sinal aberto para o preenchimento de cargos federais do segundo escalão, e até de menores portes, era natural que, através de suas lideranças, os partidos da base aliada passassem a fazer as articulações, como as que o PT, o PSB, o PMDB e o PCdoB, desenvolveram no início desta semana, em Brasília. Apesar de já resolvidas as nomeações para o BNB e Incra, o certo é que Cid, Guimarães, Eunício e Inácio, tratem sobre outras apetitosas posições, como a de diretor-geral do Dnocs que, até aqui indicada pelo PMDB do Rio Grande do Norte, o Ceará reivindica para um cearense.

Articulação II

As posições ainda abertas no Nordeste, e que aguardam pelos entendimentos entre as direções partidárias e a ministra Ideli Salvatti, a quem Dilma delegou poderes para articulações neste sentido, é que estão sendo objeto de conversações. Aliás, como a que Cid manteve com a bancada cearense, em Brasília. Embora a agenda anunciada seja sobre as emendas parlamentares, o preenchimento de cargos foi foco da pauta.

Quem indica?

Até pelo Dnocs ser sediado no Ceará, o cargo de diretor-geral, que tem sido de indicação do PMDB do Rio Grande do Norte, na avaliação de lideranças locais, deveria ser ocupado por um cearense. Como ocorreu com Jurandir Santiago nomeado para o BNB.

Reforma, já!

O projeto de reforma política tramita no Senado diferentemente do que ocorre na Câmara. Em muito isso é ajudado pelo senador Eunício Oliveira que, por presidir a influente Comissão de Constituição e Justiça, empresta a essa discussão ritmo célere. Na última reunião da CCJ foi aprovada a unificação das eleições, enquanto era rejeitada o mandato de cinco anos para presidente, governadores e prefeitos. A torcida é para que a reforma saia até outubro e, assim, vigorar já na eleição de 2012.

"Só o tempo dirá quais as verdades que vão prevalecer. Os ventos nunca foram ao nosso favor. Já que passamos 16 anos na oposição"

Deputada Eliane Novais, com ironia, sobre as divergências no PSB e a disputa pela prefeitura de fortaleza

2018

A unificação das eleições, como justifica o relator, Sen. Renan Carneiro, além de uma redução substancial de gastos, o que implicaria num período eleitoral único a cada quatro anos. Para assegurar direitos adquiridos, a medida só seria adotada em 2018.

PCdoB

A proposta do senador Inácio Arruda, que interessa ao PCdoB, adia a votação do fim das coligações nas eleições proporcionais, até por ser, no projeto de reforma política, uma das mais polêmicas, mais uma vez teve sua votação adiada.

Supersimples

Membro da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, a deputada Gorete Pereira anuncia que será pedido ao Colégio de Líderes a votação imediata da Lei Complementar que reajusta em 50% as faixas e os limites do enquadramento do Supersimples, sistema simplificado de pagamento de impostos para as pequenas empresas. "A matéria, depois de amplamente discutida, está pronta para ser votada", diz Gorete.

Obra relevante

O governador Cid Gomes fala com natural entusiasmo sobre realizações como as escolas profissionalizantes que, hoje em Barbalha, será entregue a quinta. Turno corrido das 7 às 17h, beneficiando 540 alunos.

Cajucultura

Até pelo Ceará ser o principal exportador, com cerca de 80% das exportações e, face à queda na produção da cajucultura, uma audiência pública, em Itapipoca e requerida pelo Dep. Manoel Duca, discutirá a preocupante situação.