Governo Cid: Grandes obras que exigirão muito custeio
Do ex-presidente do Instituto de Pesquisas e Estatísticas do Ceará (IPECE), Marcos Holanda, sobre tantas obras complexas que o Governo Cid Gomes vem tocando: “É muito bom construir grandes obras, mas é preciso criar também condições para custear e gerir.” Ele vê furos nesse item em vários projetos.
A briga no momento, hoje, é para dar condições de operacionalidade integral ao Hospital Regional do Cariri. A obra vem funcionando por etapas e fez o governador e o secretário estadual da Saúde, Arruda Bastos, apelarem ao Ministério da Saúde por um aumento de R$ 77 milhões nos repasses do setor. Isso para custear tantos novos equipamentos que começam a entrar em atividade.
Ainda há o Parque de Feiras e Eventos, que deverá ser o maior do gênero na América Latina e que, com certeza, vai exigir boa fatia de recursos para ser custeado. Há expectativa de que venha a surgir a chamada Parceria Público-Privada. E o Aquario, um projeto superior a R$ 250 milhões? Com certeza, custará muito sua manutenção. Ou alguém pensa que é só jogar isca para os peixes?
De qualquer forma, Marcos Holanda faz um importante alerta que complementamos. Claro que a torcida é pelo desenvolvimento e por importantes equipamentos. Desde que não virem elefante branco. Com certeza, a torcida não é essa.