ONU acusa Brasil de desalojamento

27/04/2011 10:57

ONU acusa Brasil de desalojamento

 

Brasília. A relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Moradia Adequada, Raquel Rolnik, acusou, ontem, as autoridades de Fortaleza e de várias outras cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, além do Rio de Janeiro, cidade que receberá as Olimpíadas de 2016, de praticar desalojamentos e deslocamentos forçados que podem violar os direitos humanos.

"Estou particularmente preocupada com o que parece ser um padrão de atuação, de falta de transparência e de consulta, de falta de diálogo, de falta de negociação justa e de participação das comunidades afetadas em processos de desalojamentos executados ou planejados em conexão com a Copa e os Jogos Olímpicos", avaliou a relatora. Raquel destacou que os casos denunciados foram em Fortaleza, Recife, Natal, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.

Ela explicou que foram feitos múltiplos despejos sem que se tenha dado às famílias tempo para discutir alternativas. "Foi dada insuficiente atenção ao acesso às infraestruturas, serviços e meios de subsistência nos lugares onde essas pessoas foram realojadas. Também estou preocupada com a pouca compensação oferecida".