SP pode ter a semana mais fria do ano
Esta deve ser a semana mais fria do ano na capital. A massa de ar polar que fez nevar ontem pela primeira vez no ano no Sul do País chega hoje a São Paulo, acompanhando a frente fria que já mudou o tempo na tarde de ontem. A previsão é que a noite de hoje e a madrugada de amanhã batam o recorde em queda de temperatura, com até 6 graus, segundo a Climatempo. A máxima hoje não passa dos 18 graus.
A noite mais gelada na Região Metropolitana havia sido registrada no dia 11 de junho, quando os termômetros do Mirante de Santana, na zona norte, marcaram 8,7 graus. Apesar do tempo frio nas noites e madrugadas, a estimativa é que até quinta-feira os dias sejam abertos e com sol, o que faz a temperatura subir um pouco. Ao longo da semana, meteorologistas dão a previsão de temperaturas médias entre 11 e 17 graus.
“É a massa de ar polar mais forte do ano na capital. Ela sempre é antecedida por uma frente fria que traz nebulosidade e, normalmente, garoa ou chuva fraca. É o que aconteceu na tarde de hoje (ontem)”, explica o meteorologista da Climatempo Paulo Matsuo.
Na quinta-feira – com temperatura mínima de 12 graus e máxima de 17 graus –, deve chegar à cidade outra frente fria. “O tempo então volta a ficar fechado e com garoas e chuvas fracas no decorrer do dia”, explica o técnico em meteorologia do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) Thomaz Garcia. Segundo ele, será a primeira vez no ano em que não haverá grande variação de temperatura. “Vai estar frio durante o dia e durante a noite”, explica.
Neve
Cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina registraram ontem as primeiras quedas de neve do ano no Brasil. A MetSul Meteorologia confirmou a ocorrência do fenômeno em São Francisco de Paula (RS), São José dos Ausentes (RS), São Joaquim (SC) e Urubici( SC). Nas duas cidades gaúchas, a precipitação foi rápida, enquanto nas catarinenses foi um pouco mais prolongada e repetiu-se mais de uma vez durante a tarde.
Em São Joaquim, os flocos caíram misturados à chuva no distrito de Cruzeiro, e a temperatura chegou a 2,3°C no momento da precipitação. Desde sexta-feira, o Sul do País está enfrentando a maior onda de frio do ano. (Colaboraram Elder Ogliari e Júlio Castro)
CRISTIANE BOMFIM